O isolamento térmico quente e frio é uma técnica muito eficiente, com alta resistência térmica, utilizada para dificultar a dissipação de calor ou de frio nos equipamentos, sejam eles tubulações, maquinários, ar condicionado, entre outros.
A técnica de isolamento térmico quente e frio também é caracterizada por diminuir a mudança de temperatura durante o transporte dos materiais, e por isso, traz vantagens como a redução de custos e economia de recursos naturais.
Devido a esses fatores vantajosos, existem diversos ramos da indústria que optam por fazer o isolamento térmico quente e frio como, por exemplo, construção civil, indústria química e petroquímica, automobilística, indústrias farmacêuticas ou de energia, indústria alimentícia, entre outros.
O processo de isolamento térmico quente e frio é feito com alta resistência térmica, que estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que, automaticamente, poderiam igualar as suas temperaturas.
Durante a instalação do isolamento térmico quente e frio poderão ser utilizados diferente materiais como, por exemplo, alumínio liso, inox, poliuretano, isopor, alumínio corrugado, espuma elastomérica, lã de vidro, fibra cerâmica, lã de rocha, entre outros.
A utilização desses materiais porosos ou fibrosos é importante, pois eles são capazes de deter o ar seco e restringi-lo às células em estanques. A escolha de cada tipo de material para o isolamento térmico quente e frio depende de alguns fatores como a temperatura de trabalho, o local de instalação, a utilização do isolamento, o tipo de operação, entre outros.
Para que o isolamento térmico quente e frio seja feito com qualidade e traga resultados significativos em sua resistência à passagem de calor ou de frio, é importante que se contrate uma empresa especializada nesse serviço.
ISOTERME ISOLAMENTO TÉRMICO – A MELHOR EMPRESA DE ISOLAMENTO TÉRMICO QUENTE E FRIO!
|